top of page

Afinal, o que é um Consórcio?

Entenda o que é e como funciona um Consórcio!

Você sonha em conquistar a sua casa própria, um carro novo ou em realizar aquela tão sonhada viagem em família? Então certamente o consórcio é para você, pois essa é uma das maneiras mais acessíveis de atingir esses e outros objetivos.

Se você está pensando em adquirir algum bem ou serviço por meio de um consórcio, mas está um pouco inseguro sobre o seu funcionamento e as suas regras, este artigo pode ajudar bastante.

A seguir, preparamos um conteúdo explicando o que é um Consórcio e as suas vantagens.

Continue a leitura e acabe com as suas dúvidas!


O que é o consórcio, afinal?

O consórcio nada mais é do que um modelo de aquisição baseado na união de pessoas físicas e/ou jurídicas em um grupo, com o objetivo de adquirir bens ou serviços de forma colaborativa. Contribuindo mensalmente, os consorciados formam um fundo comum. Esse fundo é utilizado para contemplar os participantes com as cartas de crédito, seguindo os critérios dos sorteios e oferta de lances.

Hoje, essa é uma das maneiras mais estratégicas para conseguir se organizar financeiramente e adquirir um bem ou serviço. De forma planejada e econômica, o consórcio oferece diferenciais bastante atrativos, como a não incidência de juros. O que existe é a taxa de administração, que geralmente tem um valor bem mais acessível se comparado a outras formas de aquisição parcelada.

Ao ser contemplado, o participante tem acesso à sua carta de crédito, e pode adquirir seu bem ou serviço, de acordo com o previsto em contrato. Em outro artigo esclareceremos melhor como funciona a carta de crédito.


Quais são as vantagens do consórcio?

A grande vantagem do consórcio é que os participantes não pagam as taxas de juros cobradas em outras modalidades de aquisição de bens, e sim a taxa de administração, que geralmente tem um custo menor. Assim, por meio do consórcio é possível parcelar, sem juros, 100% de um bem e o crédito pode ser usado de diversas maneiras, além do valor das parcelas ficarem bem mais em conta do que em um financiamento.

Os valores pagos são gerenciados por uma administradora que deve ser autorizada pelo Banco Central. Mensalmente, são realizadas assembleias para contemplar os consorciados que, naquele momento, terão acesso à sua carta de crédito.


Por fim, o consórcio pode ser uma excelente opção para poupar dinheiro e adquirir um bem ou serviço. A carta de crédito é concedida por meio da contemplação, seja ela por sorteio ou lance, e pode ser usada de várias maneiras, para aquisição de bens, quitação de financiamento e até recebimento do valor em dinheiro, mas vamos falar mais sobre isso no próximo post, não perca!

bottom of page